Refrigerantes, Adoçantes e Câncer
Recebi uma reportagem dizendo que vários refrigerantes foram proibidos nos Estados Unidos pela quantidade excessiva de edulcorantes que causaria câncer.
É interessante lembrar que a FDA (Food and Drug Administration) é o órgão governamental dos EUA que faz o controle dos alimentos (tanto humano como animal), suplementos alimentares, medicamentos (humano e animal), cosméticos, equipamentos médicos, materiais biológicos e produtos derivados do sangue humano. Qualquer novo alimento, medicamento, suplemento alimentar, cosméticos e demais substâncias sob a sua supervisão, é minuciosamente testado e estudado antes de ter a sua comercialização aprovada. E tal órgão tem uma fiscalização muito mais eficaz se comparada a agência brasileira, além de que, seus estudos, artigos, tabelas entre outros são altamente respeitados globalmente.
Segundo a reportagem o refrigerante "zero" contém ciclamato de sódio, já proibido nos países desenvolvidos. Mas ainda amplamente usado nos países sub-desenvolvidos e em desenvolvimento, sendo um deles o Brasil. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), após vários estudos realizados a mais de 60 anos constatou que existe uma dose máxima permitida. Não consegui encontrar um site que traga a quantidade segura de ciclamato de sódio em refrigerantes do tipo "zero". Então o que vai fazer diferença é a quantidade de refrigerante que você ingere.
Na reportagem também refere sobre o benzeno. Também existe uma quantidade permitida pelos órgãos responsáveis, e as empresas dizem não ultrapassar esses valores.
É relevante lembrar a todos que outra enfermidade relacionada a ingestão de sódio é a hipertensão, razão pela qual pessoas com tal doença necessitam ter atenção redobrada ao fazer escolhas de alimentos que irão compor sua dieta diária
Minha opinião: O corpo humano não é uma fórmula matemática, muito menos segue um roteiro que conduza a um fim certo, mesmo que ele elimine boa parte dessas substâncias através da urina, suor, fezes, etc. um pouco delas ainda fica dentro do organismo podendo ao longo dos anos gerar diversos problemas de saúde então, até que me provem o contrário essas substâncias não fazem bem a saúde, logo, de um modo ou de outro os efeitos negativos irão somar-se ao longo dos anos gerando os mais diversos transtornos como câncer, hipertensão, obesidade, anemias...
Antigamente não era comum ouvirmos falar sobre câncer, não é verdade? Antigamente essa doença era rara, mas hoje é muito comum, quem não conhece alguém que tem ou já teve câncer?
Esse aumento no número de casos de câncer tem um motivo e um deles inegavelmente é a alimentação.
Falar para não tomarem mais refrigerante não adianta, querendo ou não é hoje uma das bebidas mais comumentes consumidas no Brasil e no mundo, minha indicação é que ela seja consumida em porções menores, se possível aos finais de semana somente.
E na alimentação da criança postergar o máximo possível a inclusão de refrigerantes tendo em vista o prejuízo no crescimento e desenvolvimento que a bebida pode ocasionar, sem falar nos transtornos já mencionados acima!
Enquete
Qual matéria você teria interesse que fosse publicada no Spaço Zen?
Transtornos Psicológicos - Depressão, o mal do século (5)
Transtornos Nutricionais - Bulimia x Anorexia como identificar (6)
Transtornos Psicológicos - Estresse, saiba mais sobre este prolema! (4)
Transtornos Nutricionais - Intolerâncias Nutricionais (glúten, lactose, ...) (3)
Total de votos: 18